domingo, 20 de fevereiro de 2011

Esperanto - a Língua do futuro


Hoje vou falar um pouquinho sobre uma língua não muito conhecida ainda no Brasil, o Esperanto.

O Esperanto (E-o) é uma língua artificial, ou seja, foi criada. Seu idealizador é um cara super legal chamado Zamenhof. Ele almejava uma língua que não tivesse pátria e que fosse de fácil aprendizado, para que todos os povos pudessem se comunicar em pé de igualdade.
O nome da língua transmite uma ideia, a de harmonia, fraternidade, igualdade. Daí o nome Esperanto - esperança, e sua cor-símbolo, que é o verde.

Segue um trechinho que peguei na Wikipédia sobre a história da língua:

"Ludwik Lejzer Zamenhof vivia em Białystok (atualmente na Polônia, na época Império Russo). Em Białystok moravam muitos povos e falavam-se muitas línguas, o que dificultava a compreensão, mesmo nas mais cotidianas situações, o que o motivou a criar uma língua auxiliar neutra, a fim de solucionar o problema.

Durante a adolescência, criou a primeira versão da “lingwe universala”, uma espécie de esperanto arcaico. O seu pai, entretanto, fê-lo prometer deixar de trabalhar no seu idioma para se dedicar aos estudos. Zamenhof então foi para Moscovo estudarmedicina. Em uma de suas visitas à terra natal, descobriu que seu pai queimara todos os manuscritos do seu idioma.

Zamenhof pôs-se, então, a reescrever tudo, adicionando melhorias e fazendo a língua evoluir.

Primeira edição do Unua Libro, em russo.

O primeiro livro sobre o esperanto foi lançado em 26 de julho de 1887, em russo, contendo as 16 regras gramaticais, a pronúncia, alguns exercícios e um pequeno vocabulário. Logo depois, mais edições doUnua Libro foram lançadas em alemão, polonês e francês. O número de falantes cresceu rapidamente nas primeiras décadas, primordialmente no Império Russo e na Europa Oriental, depois na Europa Ocidental, nasAméricas, na China e no Japão. Muitos desses primeiros falantes vinham de outro idioma planificado volapük. As primeiras revistas e obras originais em esperanto começaram a ser publicadas.

Em 1905 aconteceu o primeiro Congresso Universal de Esperanto, emBolonha-sobre-o-Mar, na França, juntando quase mil pessoas, de diversos povos. Em 1906 foi fundado no Brasil o primeiro grupo esperantista, o Suda Stelaro em Campinas, 19 anos após o surgimento da língua.

Todo o movimento esperantista avançava a passos largos e seguros, mas com o evento das duas guerras mundiais o movimento teve um recuo amedrontador: as tropas comandadas por Hitler perseguiam e matavam os esperantistas na Alemanha e nos países dominados por esta; as tropas de Stalin faziam o mesmo na Rússia; a família de Zamenhof foi dizimada; no Japão e na China, a perseguição ao esperanto também ganhou proporções assustadoras.

Após a segunda grande guerra, o esperanto reergueu-se. Em 1954, aUNESCO passou a reconhecer formalmente o valor do esperanto para a educação, a ciência e a cultura, e, em 1985, novamente a UNESCO recomendou aos países membros a difusão do esperanto.

Após 1995, com a popularização e disseminação da internet, o movimento esperantista ganhou uma nova força propulsora. Um exemplo de como está a situação atual do esperanto é ver o número de artigos na língua na Wikipédia: mais de 140.000 em janeiro de 2011, com índice de profundidade 13 — números maiores do que os de muitas línguas étnicas."

E lembrando que a China, nossa mega potencia mundial, decretou o Esperanto como uma de suas línguas oficiais. Ou seja, pra quem conhece a língua, já dá pra se comunicar com os chineses, ser visto com outros olhos em empresas multinacionais, etc, etc, etc...

E para finalizar, alguns links que eu recomendo:

http://londrinaesperantogrupo.blogspot.com/ - Blog criado pelo nosso professor de Esperanto, por causa do nosso grupo de estudos de Esperanto. Contém matérias muito interessantes...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esperanto - O artigo da Wikipédia, segundo nosso professor de Esperanto, está muito bom e completo. Mas, quem quiser saber mais, aconselho pesquisar em outros sites. (no blog já citado, existem vários links para sites esperantistas)
http://www.livemocha.com - Um site tipo Orkut, Facebook, mas voltado para o estudo de línguas. Tem curso on-line e gratuito de Esperanto. Se quiser pode começar outras línguas também.

2 comentários:

Leonardo disse...

Ótimo, excelente!!!

Arthur disse...

Lembro de ter me interessado por Esperanto muitos anos atrás, porém fiquei chateado com alguma coisa, e logo desisti de continuar aprendendo essa língua. Bom saber que ainda existem pessoas que apoiam e divulgam essa maravilhosa idéia.

Obrigado. ^.^b