domingo, 29 de maio de 2011

Por que MEDICINA?

Boa noite,
Fiquei afastada um bom tempo do blog por causa da faculdade. Está bem puxada.
Por falar em faculdade, hoje eu quero falar um pouco sobre um curso, o de medicina, ou o que se pensa a respeito dele.

Como todos sabem, o curso de medicina é para poucos. Afinal, é o curso mais concorrido do Brasil e só aqui em londrina, na UEL, a concorrência chega a mais de 50 candidatos por vaga. Apenas os mais inteligentes passam. Por causa disso, esse é um curso que confere a quem passa um grande status intelectual. E aí que a coisa aperta.
Desde muito pequenas, as crianças mais inteligentes sofrem uma grande pressão da sociedade e muitas vezes até por parte dos pais. "Nossa, como você é inteligente, vai ser um médico", "Por que você não faz medicina? Você é inteligente", "Vai fazer [insira qualquer curso aqui]? Pensei que fosse fazer medicina, já que você é inteligente". Aí o pequeno cresce, muitas vezes com o ego maior que ele próprio e vai fazer medicina. Vocação? Nem sempre.
Eu não sei como e porque essa concorrência se tornou grande, mas sei que ela tende a aumentar por causa desse status. Em um vestibular, você não entra em medicina a menos que quase gabarite as provas. Muitas pessoas procuram cada vez mais o curso por causa desse status. E por causa do salário também.
Pessoas muitas vezes sem vocação nenhuma para a profissão fazem o curso, enquanto muitas outras que realmente queriam fazer a diferença no mundo não tiveram a sorte de passar. Ficam aí nos cursinhos anos e anos tentando uma vaga e não conseguem porque a concorrência é terrível.
Vamos falar agora desses estudantes quando saem da faculdade, essas que fizeram o curso por causa do status. Onde estão elas?
A saúde pública brasileira está falida. Claro que grande parte disso se deve à má administração e à falta de verbas, mas também há uma falta gigantesca de médicos. Se tem tanta gente se formando nas Universidades, por que falta tanto médico na saúde pública?
Outro dia vi numa reportagem que estão oferecendo um salário gigante mais benefícios para quem quiser ser médico lá. Não vai muito longe não. Aqui em Londrina teve um concurso hoje e para as 10 vagas oferecidas para médicos se inscreveram apenas 7 candidatos. Algo a se pensar.
Voltando ao quesito vocação. Muitas daquelas mentes poderiam estar fazendo prodígios na ciência ou na educação. Muitos que estão lá, tem sua verdadeira vocação em áreas sem muita procura. Mas nem é culpa deles muitas vezes. A pressão é tão forte que a mente frágil de uma criança muitas vezes não é capaz de suportar.
Só para ficar claro: Antes de encerrar o post, gostaria de deixar claro que não estou me referindo a todos os que seguem a carreira médica, mas APENAS àqueles que a seguem por motivo de status.
É isso!

3 comentários:

Ana disse...

me enche de orgulho :D

simonerfdias disse...

Cara, é o primeiro post que eu concordo em tudo, plenamente!!! (e isso que eu sou uma leitora muito chata!! MUITO BOM, MUITO BOOOM!!!

Fabiola Paschoal disse...

Oi. Vi que vc está seguindo meu blog e vim conhecer o seu. :)

Concordo, viu? Eu mesma fiz comunicação, mas escutei a vida inteira gente dizendo para eu fazer engenharia, medicina etc "pq vc é tão inteligente..."
De fato há muita cobrança dos familiares, há uma falsa impressão de que estas carreiras mais tradicionais são garantia de sucesso e estabilidade. Acho que isso está mudando, mas ainda assim é complicado, pq gera pessoas frustradas. :/